segunda-feira, 27 de maio de 2013

SEXTA-FEIRA É DIA ...
DIA DE JANTAR NA ESCOLA

        A E. E. Cândido Portinari com a intenção de atrair ainda mais seus alunos para a escola às sextas-feiras e também revitalizar a EJA – Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Médio Regular noturno, está desenvolvendo o “Projeto Sexta –feira é dia de jantar na Escola”, projeto este idealizado pela professora Beth (Inglês).
        Como sabemos que muitos de nossos alunos saem do emprego e vem direto para a escola sem ao menos fazer uma refeição e que às sextas-feiras à noite, não contamos com a merenda escolar, os professores “colocam a mão na massa” e preparam pratos especiais para nossos estudantes.
        Dessa forma, estamos conseguindo trazer mais alunos para a U.E. às sextas-feiras, pois um clima realmente amistoso e agradável está se criando com esse jantar, sem contar a curiosidade em saber qual será o prato a ser servido e qual o professor que vai encarar o papel de chef da semana.








Ainda podemos contar com uma apresentação muita engraçada do nosso aluno do 3SA.













UMA ATITUDE INTELIGENTE NA  

E. E. CÂNDIDO PORTINARI 

 “SABÃO ECOLÓGICO”

Sabendo que muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa ao meio ambiente, o “Projeto Sabão ecológico” foi proposto pela professora Amanda (Química) em parceria com nosso agente de organização escolar Donizeti, no intuito de conscientizar nossos alunos e consequentemente nossa comunidade, da importância de reciclar o óleo de cozinha, além de contribuir para a economia dos recursos naturais.
 Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada por todos, pois:
 - Jogar o óleo na pia, vai direto para a rede de esgoto e causa entupimentos, bem como o mau funcionamento das redes de tratamento de água e esgoto;
 - Onde a rede de esgoto é deficiente esse óleo acaba indo parar nos cursos de água (rios, lagos, córregos) que cortam a cidade causando danos à fauna e flora aquática;
 - No solo, esse óleo causa impermeabilização contribuindo para enchentes ou entra em decomposição soltando gás metano, causando mau cheiro e agravando o efeito estufa;
Sendo assim, foi pedido aos alunos que trouxessem para a escola o óleo utilizado em suas casas para que pudéssemos fazer o sabão e então, tal receita fosse disseminada pela comunidade.
Com tal atitude acreditamos estar contribuindo com o meio ambiente, além de os alunos estarem aprendendo sobre as reações químicas que acontecem durante o processo de execução da receita.









segunda-feira, 20 de maio de 2013


E. E. CÂNDIDO PORTINARI
DÁ INÍCIO AO
“PROJETO CULTIVAR”

Após vários dias de muita expectativa e ansiedade, os alunos da E. E. Cândido Portinari dão início aos trabalhos de limpeza da área que receberá o PROJETO CULTIVAR, projeto este que visa trabalhar a terra e produzir uma HORTA.
Este projeto que foi idealizado pela Equipe Gestora e professores da U.E. no ano passado,  porém só pode ser iniciado agora,  em virtude da Reforma a qual escola vem passando desde então.
O projeto está sendo desenvolvido pelos professores Mara Lúcia Gutierre (Geografia), Amanda Silva Araujo (Química) e Odair José Bracht (História) e alunos de todas as classes e séries da escola.
A intenção é montar 20 canteiros, um para cada classe, para que os próprios alunos possam tratar a terra, plantar, cuidar, cultivar e consumir  as hortaliças produzidas por eles na escola, além de incentivar e promover novos meios de aprendizagem e assim passem a valorizar ainda mais o ambiente escolar.






AS CORES DEFINEM A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DA SALA DE LEITURA DA E. E. CÂNDIDO PORTINARI


            Após ser contemplada, no corrente ano letivo, com a Sala de Leitura, a antiga biblioteca da E. E. Cândido Portinari ganhou nova organização e disposição de seu acervo.
As prateleiras estavam organizadas de formas diversas; sendo as laterais organizadas por títulos e as centrais organizadas pelo sobrenome dos autores.
Constatando-se a dificuldade de busca e manutenção da organização do local, resolveu-se padronizar o acervo e reestruturá-lo, desde a disposição dos móveis até as obras, que foram separadas minuciosamente, uma a uma.
A ideia para a nova organização surgiu após inúmeras tentativas de dispor as obras de forma que ficassem acessíveis a qualquer pessoa que adentrasse o ambiente e quisesse localizar um livro ou tipo de texto para ler.
Sendo assim, as Coordenadoras da sala Ana Carolina Guilhermitti e Márcia Oliveira da Silva junto à Coordenação Pedagógica da U.E., pesquisaram e ouviram opiniões de alunos que frequentam a sala de leitura e decidiram organizar os livros através de etiquetas coloridas.  Cada tipo de obra foi etiquetado de uma cor diferente para que facilitasse as buscas por categorias (romance, literatura infanto-juvenil, etc.) e quando estas voltassem para o acervo pudessem ser colocadas novamente no local de origem, mantendo a ordem da sala.                    
As prateleiras foram classificadas com a indicação da categoria e, cartazes foram expostos para orientar os leitores indicando a forma de organização, como ilustrado abaixo:





Enfim, conseguiu-se criar uma nova disposição e organização do acervo, tornando o ambiente mais acolhedor para os leitores e de fácil localização das obras.
Fica aqui a sugestão para aqueles que gostaram da ideia e o nosso convite para conhecer a Sala de Leitura da E.E. Cândido Portinari.

quarta-feira, 15 de maio de 2013


PROJETO: “Minha classe em festa” na E. E. Cândido Portinari
            No último dia 30 de abril, data em que encerramos o 1º bimestre letivo, aconteceu nos 6ºs anos A, B e C da E. E. Cândido Portinari, a primeira comemoração do Projeto Minha classe em festa.
O Projeto proporciona um dia diferente para esses alunos, dos 6ºs anos, na escola. A festa é para comemorar o aniversário dos educandos de janeiro a abril, com a presença de seus pais e presenteá-los com música e dança de boa qualidade, campeonatos entre os meninos e as meninas, palestras, premiações, e claro, muitas guloseimas.
Além disso, o intuito é elevar a auto-estima dessas crianças e fazer com que percebam o quanto são importantes para a escola, pois muitas vezes, nós educadores, devido à preocupação com o currículo, cumprimento de prazos e metas, regras de convivência, regimento escolar e principalmente com o processo de ensino-aprendizagem, deixamos de externar muito do carinho que temos para doar a esses alunos.
O projeto deve se repetir ao final de cada bimestre com inovações e surpresas e, para sua realização contamos com a colaboração de toda a equipe escolar: gestores, professores, funcionários e comunidade.
Enfim, é com grande satisfação que agradecemos a todos que tornaram possível a realização deste e mais uma vez parabenizamos a todos os aniversariantes do 1º Bimestre de 2013.
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->